Translate

BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE

PRODUZINDO RIQUEZA

domingo, 24 de maio de 2015

PRAINHA BRANCA GUARUJÁ LITORAL SÃO PAULO








PRAINHA BRANCA 


Prainha Branca, verdadeiro Paraíso no Guarujá, se preservou principalmente por não ter acesso a automóveis, é considerada uma das mais conservadas e preservadas áreas ambientais da região do Guarujá. Suas águas límpidas de areia branca, provém da localização em reentrância (corrente marinha) do litoral.

Os poucos habitantes revitalizaram a trilha de acesso com pedras em vários mutirões comunitários.

Em época de temporada a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros têm presença constante no local.Através da Prainha Branca optamos ás outras Praias: Preta e Camburizinho, ambas acessíveis por barco ou trilha, que por ter que atravessar a pé, recomenda-se que seja monitorada através de guias locais, especialmente treinados.
Prainha Branca também tem um histórico interessante de extrema valia, sensacional importância para conhecimento de todos, desde que nos anos 60já era reduto de Hips e curtidores da vida natural, atravessou décadas por todos os movimentos Pops em acompanhamento musicais e ao estilo de vida, dos costumes despojados e livres, principalmente aos adeptos do Rock e daMPB.Ao que tudo indica, sempre será lugar para descontração e liberdade, aliado à conscientização do meio ambiente e cultural de um povo jovem ecologicamente correto. O proprietário de toda extensa área, (Dr. Miguel Badra Jr.) adquiriu precisamente; Perequê em divisa, com mais de 3.000.000mts.², em meados dos anos 50; havia projeto para ser construído grandes empreendimentos náuticos, Balneários, lazer e residencial, porém, devido o envolvimento com a construção da Marina do Guarujá, finalizou-se, até o presente momento, apenas a Marina Badra no Guarujá. (Cartório de registro de imóveis do Guarujá, se constata a propriedade (Balneário Prainha Branca).                        www.marinadoguarujá.blogspot.com.br

Praia Branca em Guarujátambém é conhecida como Prainha Branca, bastante isolada, acessada apenas por trilha ou barco, como já informamos acima.Através da trilha, aproximadamente 1.100mts.;50,00(cincoenta) minutos de caminhada fazem com que o aventureiro comece a ter contato com Campings, pousadas, bares e lanchonetes, tudo muito rústico, quase que precário!

A vila de pescadores e, com o tempo adotada por surfistas, ainda tenta preservar esse local mais escondido na cidade litorânea do Estado de  São Paulo.Diversas casas de pescadores, muitas construídas artesanalmente, estão localizadas dentro da própria reserva considerada ambiental.Praia Branca é uma praia para quem busca tranquilidade, mas claro que fora de época. Areias claras e muito limpas são banhadas por um mar que,embora não seja de tombo, apresenta ondas fortes na maior parte do ano.
Em temporada, principalmente e, em feriados prolongados, a Praia  é bem badalada, muito movimento e agitação, os bares permanecem cheios e normalmente vários conjuntos se dispõem a shows com músicas ao vivo para maior atração.

Frontalmente à Prainha Branca, poderemos observar uma pequena ilha que, em períodos de maré baixa, é possível caminhar até o local.

É necessário muito cuidado pois se a maré subir, o retorno poderá representar perigo, informe-se sobre horários das marés.Prainha Branca é muito frequentada por surfistas, amantes do reggae, jovens que buscam aventuras, e refúgio na natureza. 

Acreditamos que vale a pena visitar, porém se prepare para uma boa caminhada até lá; muita disposição será o combustível na aventura ecológica.
Algumas informações importantes:

A trilha que nos direciona até a Prainha Branca é precariamente pavimentada, cascalho e parcialmente acimentada, assim, em época de chuva o trajeto permanece um pouco mais fácil.

– Evite o acesso às trilhas locais com chuva, mesmo que tenha chovido no dia anterior.

– A trilha é muito escorregadia, mas caso queira enfrentar, correrá risco dos escorregões nos lamaçais que se formam durante toda sua trajetória.

– Para estacionar o veiculo, somente existem duas alternativas: estacionamento próximo a balsa e do outro lado, próximo ao início da trilha.

Em alta temporada, se promovem luau's na areia, frente à Praia, não deixe de conferir e se possível participar. Porém, evite lugares ermos, jamais vá desacompanhado de uma pessoa conhecida.

  Aproveite a estada no local, e conheça a Praia Preta e a Praia do Camburi. ambas desertas e com acesso por trilha a partir da Prainha Branca. Trajeto de 300 metros aproximadamente, até a Praia Preta e de 800 metros aproximadamente, até a Praia do Camburi.
 A noite no Bar do Laricas, sempre há uma galera extrovertida e alegre. 

– Em épocas de temporada há show especiais de reggae e forró esporadicamente.

 Melhor época para se conhecer o Paraíso é em meados de Janeiro, pois a Prainha Branca não permanece tão lotada, porém, nem tão vazia também.

– Atenção com borrachudos. Não esquecer o repelente!
Modalidades: surf 

Locais para alimentação: lanchonetes e bares.

Onde se hospedar: Camping (muitos alugam quintais de casas) ou mesmo pousada.

Como chegar: Para chegar na Prainha Branca é só pegar a Balsa no Canal de Bertioga, depois, enfrentar a trilha de aproximadamente 1.100,00 metros, 50 minutos ou optar o trajeto de barco. 

Praias conhecidas próximas: Praia Indaiá – Bertioga; Praia Vista Linda – Bertioga; Praia da Enseada – Bertioga; Praia Preta, Praia do CamburiPraia do Pinheiro, Praia do Iporanga, Praia das Conchas, Praia de São Pedro.

Bom aproveitamento ecologicamente correto, preserve os caminhos por onde passar, necessitará retorno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário